História



Santa Cruz, esta freguesia está situada numa encosta de altos montes , na costa sudeste da ilha, entre o Vale do Seixo e o Rosário, junto da ribeira do mesmo nome, dista 18 km da capital Madeirense, o Funchal, e 5 km de Machico.
Quanto ao seu topónimo, este facto adveio dum tronco seco com duas braçadas em forma de cruz, encontrado na mata de loureiros na orla sul, pretendendo alguns autores, que esse nome proviesse da primeira capela dedicada à Santa Cruz, e ali edificada no início do Povoamento, chamada também “Igreja Velha”. Manuel Tomás, na “Insulana”, escrita há três séculos, referindo-se à origem do nome de Santa Cruz






Pedrulha era uma aldeia da cidade de Coimbra e hoje é um bairro que domina a Industria. A Industria mudou o modo de vida das pessoas do bairro. A nível económico, têm uma atividade dominante, que envolve o comercio e os serviços. Existe também uma área agrícola na Pedrulha e Campos do Bolão e alguma indústria.

Hoje, pode-se distinguir duas zonas diferentes: A parte antiga do bairro, que se localiza no norte da cidade, que se encontra casas pequenas, ruas estreitas, alguns espaços históricos como a Igreja, a Capela de S.Simão, o Pelourinho, Marco do Bolão, dois Fontenários e a Fonte dos Passarinhos com uma nascente. A parte nova do bairro, encontra-se urbanizações que ocuparam as zonas verdes da povoação. Hoje pedrulha pertence á Freguesia de Santa Cruz.

A Freguesia de Santa Cruz, de carácter urbano, possui 5,7km2 de área total, compreendendo várias zonas de povoamento: Baixa, Montes Claros, Conchada, Coselhas, Loreto e Pedrulha.
É uma das mais importantes Freguesias da Cidade e até do País, atendendo ao núcleo histórico e arquitectónico que a compõe e ao valor cultural que representou nos primórdios da Nacionalidade.
Após a conquista de Coimbra aos mouros, D. Afonso Henriques muda a capital do reino nascente de Guimarães para Coimbra, local estratégico na linha defensiva e ponto de partida para a Reconquista. Vai rodear-se e procurar o apoio dos influentes Cónegos Regrantes de Stº Agostinho, com destaque para D. Telo, S. Teotónio e D. João Peculiar que, a partir do Mosteiro de Stª Cruz - construção românica, iniciada em 1131, fora das portas da Cidade, no local denominado por "Banhos Régios"- contribuíram para transformar a cidade num importante núcleo cultural, tendo tido influência relevante na batalha diplomática que D. Afonso Henriques teve de travar com Leão e Castela e a Santa Sé, para o reconhecimento de Portugal como reino independente.
Com os mestres do Mosteiro, Fernando Martins de Bulhão (Stº António) veio beber a sua formação de homem de cultura. Na igreja, profundamente reformulada no reinado de D. Manuel I, jazem D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
D. João III imprimiu a esta zona um aspecto de modernidade, aquando da transferência definitiva da Universidade para Coimbra, ao encarregar Frei Brás de Braga de proceder à construção do Jardim da Manga e abertura da Rua da Sofia, onde se vieram instalar as diferentes Ordens Religiosas com os seus Colégios, para preparação dos alunos destinados à universidade (S. Miguel, Todos-os–Santos, S. Bernardo, S. Boaventura, S. Domingos, S. Tomás, Carmo, Graça, S. Pedro).
Foi a vivência desta 1ª fase da Nacionalidade que inspirou os símbolos que estão na base do Brasão da Freguesia: os Livros de Stª Cruz, as Coroas dos dois Primeiros Reis de Portugal e a Cruz Crúzia, que representa o topónimo de Stª Cruz.
Para além da Igreja de Stª Cruz, Café (Capela de S. João das Donas), Igreja de Stª Justa, Fonte da Madalena e Fonte Nova, Pátio da Inquisição, outros aspectos a nível arquitectónico poderão ser considerados, como o casario da Baixa que revela uma característica ainda medieval, quer na arquitectura quer a nível de alguns topónimos. Na Pedrulha, realçam-se o Cruzeiro (séc. XVI), o Marco do Bolão (séc. XVII), a Igreja de N.ª Sra da Visitação (séc. XVII), a Capela de S. Simão e a Fonte dos Passarinhos.
A nível económico, apesar da actividade dominante ser essencialmente o comércio e serviços, existe uma área agrícola na Pedrulha e Campos do Bolão e alguma indústria. A Freguesia possui uma boa rede a nível de transportes públicos, equipamentos e associações.

http://www.freguesiadesantacruz.eu/